background
logotype

Desenvolvimento Económico

Tradicionalmente as atividades ligadas ao rio e a agricultura estiveram na base do desenvolvimento económico e social da freguesia. Atualmente a pesca ainda mantem alguma expressão, mas o setor agrícola resume-se à exploração florestal (eucalipto, pinheiro e cortiça), e a olivicultura e pastorícia a perder expressão de ano para ano.

O setor secundário tem contribuído para a que o abrandar a desertificação para o seu progresso económico e social, nomeadamente a indústria de celulose e ferroviário.

O setor terciário (comércio e serviços) é frágil sendo exceção o Centro Social de Santana que emprega mais de duas dezenas de pessoas que prestam serviços de ação social aos habitantes mais idosos da freguesia dispõem de um lar da Terceira Idade, com capacidade para 42 utentes e assistência domiciliária a 24 pessoas.

No campo da saúde, a população dispõe de um posto médico, a funcionar nas instalações do Centro Social, onde podem receber consultas de modo irregular uma vez por semana, tendo de se deslocar à sede do concelho (18km) para qualquer urgência, ou à sede distrital (50 km) para tratamento médico e hospitalar.

A nível educativo, as crianças têm de se deslocar diariamente á sede do concelho, desde o encerramento da escola e jardim-de-infância há uma década.

2017  Freguesia de Santana   Desenvolvido por Nuno Tavares