background
logotype

Tradições

As festas e romarias, promotoras de convívio e alegria são muito importantes para o povo, que as vive com intensidade, servindo de pretexto para trazer á terra os familiares que estão ausentes e são importantes para a coesão social e fortalecimento das raízes dos que cá nasceram. Sendo a sua maioria religiosas, elas exaltam o fervor da sua fé nos seus santos de eleição.

A festa de Nossa Senhora Santana no 3º fim de semana de Agosto; O Natal e Pascoa são também celebrados de modo especial, centrados na gastronomia e doçaria tradicional.

 O Festival Sabores do Rio tem como objetivos divulgar a terra e suas potencialidades nos domínios da gastronomia, artesanato e turismo e realiza-se no segundo domingo de junho, logo após o defeso da pesca na qual se baseia a mostra gastronómica do evento.

As danças e cantares, usados no passado como meio de distração depois de trabalho, expressam a alegria e a tristeza do povo, a sua forma de vida, a sua forma de estar. O Grupo Fora d´Horas divulga a música tradicional portuguesa e da freguesia ajudam a perpetuar essas danças e cantares de épocas passadas, como a que se transcreve ao lado:

 

 

Outra das tradições ainda viva na freguesia são os jogos tradicionais, que no passado eram praticados em tardes de lazer, como forma de convívio, de relacionamento e fundamentalmente, de diversão. Os jogos que ainda hoje se praticam esse encontram, indubitavelmente, na memória dos mais velhos, são o Jogo da Pedra, o Pincho, o Burro, e os seguintes:

 

Bisca dos nove

A bisca é um jogo de cartas em que participam dois jogadores. É jogado com um baralho comum de cinquenta e duas cartas. O jogador que tirar a carta mais alta distribui as cartas, que antes devem ser embaralhadas e dadas a cortar. São distribuídas 9 cartas para cada jogador, a décima nona carta é virada com a face para cima e determina qual o naipe que será o trunfo. Ao lado do trunfo coloca-se o restante baralho com a face para baixo. Inicia-se o jogo. Depois de fazerem uma jogada, os jogadores têm que “comprar” uma carta no baralho, comprando cada um a sua carta até que o baralho se acabe. O objetivo do jogo é ganhar cartas que valem pontos. Assim, as cartas valem: ás, 11 pontos; sete, 10 pontos: rei, 4 pontos; valete, 3 pontos; dama, 2 pontos; 6, 5, 4, 3 e 2 valem zero pontos.

 

Sueca

A Sueca é um jogo de cartas em que participam 4 jogadores, dois contra dois, com os parceiros sentados frente a frente. O baralho tem somente 40 cartas, sendo removidos os oito os nove os dez. O objetivo é ganhar cartas que valem pontos. Assim as cartas valem: ás, 11 pontos; sete, 10 pontos: rei, 4 pontos; valete, 3 pontos; dama, 2 pontos; 6, 5, 4, 3 e 2 valem zero pontos. Há 120 pontos somados no baralho.

O jogador que começa foi aquele que baralhou o baralho. Os outros jogadores devem seguir o naipe escolhido pelo primeiro jogador. Aquele que não tiver cartas do naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. A carta mais alta do naipe, ou o trunfo mais alto, ganha a jogada. O participante que ganhou puxa o próximo naipe.

 

Jogo do Fito

Este é jogado com malhas ou moedas aos pares, com as posições de contagem 5-10 metros que separa os fitos (cápsulas de munições),  contando a derruba 2 pontos e um ponto o que estiver mais próximo do fito ganhando quem obtiver primeiro os 21 pontos, Tem várias variantes que podem ser alteradas ao longo do jogo pelo jogador ou equipa que estiver a ganhar.

 

Jogo da Malha

A malha deve jogar-se á distancia oficial de 25 metros, as equipas são sorteadas quinze minutos antes do inicio do jogo e começa o jogo a equipa que tiver sido sorteada em primeiro lugar.

As equipas mudam de campo sempre que se iniciar uma nova partida. A segunda e terceira partidas são começadas pela equipa que perdeu a anterior. Cada jogo termina quando são completas três partidas.

A pontuação distribui-se da seguinte forma: são contados seis pontos para cada derrube de pinoco; após 4 lançamentos, contam-se três pontos para a equipa que tiver a malha mais próxima pinoco; de cada vez que se vencer uma partida conta-se 3 pontos.

2017  Freguesia de Santana   Desenvolvido por Nuno Tavares